top of page
d i v e r s o s
m a d e i r a
m a d e i r a




série MA
série MA


A série Ma é uma reflexão sobre um importante elemento da cultura japonesa e fala também sobre o vazio e o silêncio, temas de pesquisa em meus trabalhos. Definida como o “entre-espaço”, simboliza o vazio não pela vacuidade, mas pelas por suas inúmeras possibilidades, a exemplo do “o espaço intervalar” entre as notas musicais.

série DNA


detalhe da obra

série DNA
Cera de vela, nanquim e camadas inifinitas de aquarelas de cores variadas formam o díptico. O que nos define é o nosso DNA?
série tensão
série tensão




Na série Tensão, o papel japonês washi é esticado e colado em um chassi de madeira preta; sobre o papel são aplicados cera de vela e nanquim. Em algumas obras, utilizo papel de 3 gramas com nanquim em pó, fazendo interferências com a fuligem da chama da vela e com o fogo de um maçarico manual. Ao ser usado diretamente no papel, o fogo traz a tensão ao trabalho colocando em risco a existência da própria obra. A linha tênue entre a obra existir ou não é uma reflexão direta sobre nossa própria existência.


detalhe da obra

série atravé-fluxo luminoso



série através fluxo luminoso
A cera de vela é derramada sobre o papel washi, o nanquim atravessa o papel e a fuligem da chama da vela atua como pincelada. O papel queimado pelo fogo e a purpurina de nanquim trazem sombras e cor à obra. Os fios de seda de tecido de obi (cinto do kimono japonês) são as interferências. A retroiluminação atua como agente externo e evidencia a transparência da cera sobre o papel. Uma nova realidade é formada a partir do conjunto de todos estes elementos.
sére movimntos migratórios
série movimentos migratórios

A série Movimentos Migratórios é uma reflexão sobre origens e destinos: de onde viemos e para onde vamos. Um percurso desconhecido, uma cartografia instável, imprecisa e talvez desconfortável. Nesta obra, a trama dos fios de algodão é transformada de forma inesperada pelo nanquim que, carregado de materialidade, contrapõe-se à leveza dos fios de seda que pontuam as rupturas ao longo do movimento. A cera da vela, símbolo de efemeridade, objeto de estudo de meus trabalhos, está presente em todo a obra.

movimentos circulares

série movimentos circulares
O movimento circular surge em várias obras, esculturas e pinturas. O gestual forte do círculo está presente nas estruturas metálicas, nas chapas de metal calandradas e nas pinceladas livres. O círculo carrega a ideia do todo e do vazio ao mesmo tempo.









kokoro


série kokoro
Kokoro é um ideograma do kanji japonês e pode ser traduzido como coração ou mente ou espírito, pois para os japoneses este conceito é indivisível. As pinceladas das letras japonesas em kanji são únicas, sem retoque e cada traço dos ideogramas possui uma ordem e uma direção correta. A escultura kokoro, feita em madeira e depois tingida, foi esculpida da mesma forma como se escreve o seu kanji: seus côncavos e convexos seguem a pressão feita pelo pincel japonês sobre o papel durante a escrita.

série perspectiva
pespectiva

A cultura japonesa valoriza o coletivo em detrimento do individual e reflete o conceito da perspectiva oriental trazendo uma visão aérea.




série movimento no tempo e espaço
movimento no tempo espaço

Esta série possui obras em nanquim preto, aquarela, pigmento e cera de vela sobre lona evidenciado o “espaço negativo”





papel washi
Obras em nanquim preto e dourado e cera de vela sobre papel japonês washi. Estes papéis são feitos de fibras de árvores japonesas (Kozo, Gampi e Mitsumata), em variadas composições. Recentemente o papel japonês washi (和紙) foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, um reconhecimento ao trabalho milenar das famílias artesãs.


papel washi
série original
série original
Esta série marca o início das pinturas em tela, canvas, nanquim e aquarela.






bottom of page